Viagem pedagógica dos alunos do 7° e 8° anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça um pouco sobre como foi a viagem pedagógica dos alunos do 7° e 8° anos. O Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e possui mais de 300 cavernas. É considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, e é um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

Primeiro dia
Saímos de Campinas e fomos até Iporanga de ônibus. O primeiro passeio que fizemos foi para a caverna Alambari de Baixo. Achei impressionante! Era enorme! Andamos muito até chegar em um salão, iríamos passar por um corredor que passava um rio dentro mas como tinha chovido, o nível da água estava muito alto, impedindo a passagem. Então, só ficamos em silêncio com as lanternas desligadas no escuro total.

Na noite do mesmo dia, fomos à Reserva Betary, administrada pelo IPBio. Lá ouvimos uma palestra sobre os projetos conduzidos no instituto e sobre os animais e plantas da reserva. Entramos em uma sala para ver as pedras fluorescentes e os cogumelos bioluminescentes. Depois fomos até uma estufa onde vimos muitos tipos de sapos e plantas.

Segundo dia
No dia seguinte, a gente fez uma trilha que acompanhava o rio Betari até chegar na Cachoeira Andorinha, que estava muito gelada! Em seguida, caminhamos mais um pouco e chegamos à Cachoeira do Beija-Flor. Depois disso, nos encaminhamos para as cavernas. Entramos na caverna Cafezal, que possuía um salão enorme e era seca. Em seguida, entramos na caverna Água Suja que tinha um rio cortando o percurso. Essa caverna possui uma cachoeira interna.

Terceiro dia

No último dia fomos à Caverna Santana, que é muito bonita e possui vários espeleotemas. Em seguida, cruzamos uma cachoeira e chegamos à caverna do Morro Preto. Esta caverna tem uma entrada linda e foram encontrados indícios de que homens primitivos viviam lá. Depois, almoçamos e voltamos para Campinas.

Texto por: Luisa Toledo – 8ᵒ ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *