O Santo e a Porca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Santo e a Porca – Peça de Ariano Suassuna foi encenada pelos alunos do Oitavo Ano da Escola Aldeia Akatu

O teatro é um evento que acontece em todas as escolas Waldorf, no 8° e no 12° anos. Essas são fases muito importantes, de grandes mudanças.

Com essa experiência nós podemos sair um pouco de nós mesmos e ser algo muito diferente como: homem, mulher, criança, animal, idoso e muito mais.

Nós tivemos muita ajuda dos professores, como a professora Cássia que, além de professora de classe, foi nossa professora de teatro; a professora Joana, de trabalhos manuais, que ajudou com o cenário; e o professor Rafael, de música, que fez todas as músicas e a sonoplastia.

A escolha do teatro e dos personagens varia bastante de escola para escola, mas aqui na Aldeia Akatu nós resolvemos conversando, vendo qual teatro mais representava a nossa sala e qual personagem cada aluno achava mais interessante de interpretar. Os ensaios foram contínuos e trabalhosos desde Março até a nossa estreia no começo de Outubro.

Bom, para saber como foi o teatro para as pessoas, nós recolhemos alguns depoimentos:

“Eu achei o teatro muito legal. Me deu a oportunidade de falar como o outro e ser outro ser. Eu fui homem e mulher, fui bravo e tímido. Eu achei uma experiência libertadora.” – Inácio 8° ano (ator).

“Pois bem, o teatro foi uma experiência… Boa. O início, parecia fácil, não parecia ser difícil. O meio, foi a parte mais… Chata, se é assim que podemos dizer. Decorar os textos era bem cansativo, e bem desestimulante. O final, foi a parte mais legal, eu diria, mas foi a que mais dava desespero, o medo de errar e tal. Mas, a sensação de trabalho feito é imensa.” – Cauie 8° ano (ator).

“Eu achei que o teatro foi uma experiência de muito aprendizado, tanto como grupo quanto individualmente… Uma coisa que eu achei que o teatro me ajudou foi falar em público.” – Luisa 8° ano (atriz).

“Foi muito legal no começo ver as fotos antigas da turma, e a apresentação foi muito engraçada e divertida. Ao decorrer dos atos só melhorava, pois ia trocando de ator, o que foi bem legal também. Ver o teatro foi uma experiência única pois não era só uma peça de teatro: era a primeira sala da Akatu que se encerrava, que não ia mais estudar lá. Resumindo, foi uma apresentação ótima e uma experiência melhor ainda.” – Ícaro 7° ano (espectador).

Texto por: Mariana Luz Trainotti e Anyta Pontes – 8ᵒ ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *